Dia do Campo Limpo


No Brasil, todo o dia 18 de agosto é celebrado o “Dia Nacional do Campo Limpo”, data que tem como objetivo, conscientizar e reconhecer as ações relacionadas à logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Esse dia integra o calendário nacional desde 2008. É um dia de suma importância pois visa conscientizar as pessoas que trabalham no campo sobre o uso e descarte adequado das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O descarte incorreto dessas embalagens pode levar a sérios danos diretos ou indiretos. Se não são lavadas corretamente após seu uso, resíduos químicos ainda estarão presentes nos recipientes, podendo chegar aos mananciais, nascentes e lençóis freáticos acarretando, em determinados casos, danos irreversíveis à natureza. De acordo com a norma vigente sobre o tema, o descarte correto deve ser feito em até 1 (um) ano após a data da compra do agroquímico.

Pensando nessa conscientização e na dificuldade que os produtores encontram para chegar aos postos de recebimento mais próximos para devolução dessas embalagens, a Comexim implementou, em parceria com o InpEV e comércio locais, o “Programa de Recebimento Itinerante” para coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Este programa faz parte da iniciativa “Uso Responsável de Agroquímicos” implementada por membros da Plataforma Global do Café, cujo objetivo é melhorar os indicadores de sustentabilidade relacionados ao uso de agroquímicos no campo.

Nesse segundo ano de atividades nos diversos municípios que atuamos, contabilizamos o descarte correto de mais de 30.000 embalagens vazias de defensivos agrícolas e a adesão de mais de 250 produtores.
Devido ao grande sucesso do evento na região, a Comexim e parceiros envolvidos tem incentivado os municípios a criar leis municipais inserindo a “Semana do Campo Limpo” no calendário de eventos oficiais. Vários municípios já aderiram e criaram suas leis para que esse evento ocorra anualmente, incluindo palestras de conscientização em escolas das zonas urbana e rural.

Em 2022, a programação da Semana do Campo Limpo no município de Ouro Fino/MG contou com palestras abordando temas sobre meio ambiente, sustentabilidade, conservação dos recursos hídricos e preservação da fauna e flora para mais de 1.500 crianças de 8-14 anos. As palestras foram ministradas por professores do Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes; Beto Albuquerque, do projeto Andarilhos – Cobras do Bem e Eduardo Mataveli da Plataforma Global do Café.