Origem do café exportado
pela Comexim

A empresa oferece ao mercado grão verde do tipo arábica, proveniente das principais regiões produtoras do Brasil: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.

Origem do café exportado
pela Comexim

A empresa oferece ao mercado grão verde do tipo arábica, proveniente das principais regiões produtoras do Brasil: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.

São Paulo

sao_paulo

1) Região Mogiana e 2) Sorocabana

São Paulo

sao_paulo

1) Região Mogiana e 2) Sorocabana

Minas Gerais

Minas_Gerais

1) Cerrado, 2) Zona da Mata e 3) Sul de Minas

Minas Gerais

Minas_Gerais

1) Cerrado, 2) Zona da Mata e 3) Sul de Minas

Paraná

parana

Norte do Paraná

Paraná

parana

Norte do Paraná

Bahia

Bahia

1) Luiz Eduardo Magalhães, 2) Chapada Diamantina e 3) Cerrado Baiano

Bahia

Bahia

1) Luiz Eduardo Magalhães, 2) Chapada Diamantina e 3) Cerrado Baiano

Tipos de café
oferecidos

 

A Comexim oferece ao mercado todos os tipos de grão verde arábica e blends exclusivos elaborados pelos especialistas da empresa, de acordo com as especificações solicitadas por cada cliente.

Qualidade

A Comexim zela rigorosamente por seu café, desde a recepção de matérias-primas até a fabricação dos produtos, de forma automatizada e sem contato manual.

Técnicas e equipamentos de última geração garantem a qualidade final, que também é resultado de processos de análise, inspeção e degustação de especialistas com vasto conhecimento, acompanhando o alto nível de exigência do setor cafeeiro.

Análise das Amostras

Toda a compra passa por uma análise rigorosa, antes da sua efetivação. Uma amostra do lote que será trabalhado é solicitada ao produtor e analisada em laboratório de acordo com os seguintes critérios: peneira, catação e degustação.

Compra

O café é comprado de produtores e cooperativas de diferentes regiões do Brasil. São vários tipos de grãos que, posteriormente, passarão por um processo destinado a compor os blends específicos de cada cliente.

Recebimento

Após aprovação da amostra e efetivação da compra, é feito o recebimento. Cada lote recebido é analisado criteriosamente para assegurar os padrões de qualidade do produto negociado. O café é então estocado em armazém próprio, localizado em Ouro Fino, Minas Gerais.

Armazenamento

De acordo com a classificação recebida (relativa à peneira, bebida, aspecto), o café é armazenado em silos e ou big bags.

Preparo

Máquinas selecionadoras realizam análise dos grãos, conforme os padrões pré-estabelecidos pelo laboratório de qualidade. Os grãos que estejam fora do padrão adequado são automaticamente segregados. Uma vez selecionados, os grãos seguem para silos que alimentam duas linhas de produção totalmente automatizadas e independentes. Estas linhas fazem a mistura de grãos na proporção correta.

Clientes e o Blend

O blend solicitado pelos clientes, importadores de todas as partes do mundo, é preparado com rigoroso controle de qualidade, com padrão assegurado para todo o lote. Para garantir essa qualidade o diretor, com 30 anos de experiência comanda uma equipe de classificadores e Q-Graders.

Carregamento e Embarque

Uma vez pronto, o café segue para embarque em caminhões próprios até o Porto de Santos (São Paulo – Brasil), de onde seguirá para o mundo. Para manter o controle sobre todo o processo, a Comexim trabalha de forma verticalizada, garantindo o controle total do produto que será entregue a cada cliente.


















Estocagem e Preparo

A Comexim inaugurou seu armazém próprio em 1995 na cidade de Ouro Fino (MG) próximo aos maiores plantadores regionais em uma área estratégica, às margens da Rodovia MG-290, que liga Minas Gerais às principais rodovias do estado de São Paulo, o que facilita e agiliza o escoamento dos grãos.

A vegetação de Mata Atlântica, assim como o relevo variado, com predomínio de serras e cadeias montanhosas, tornam a região ideal para a cafeicultura.

A altitude média de 1.100m oferece condições para produzir um café de alta qualidade através do processo natural, como exigido nos padrões de cafés especiais.

O depósito, que inicialmente ocupava 3.500 m², hoje possui uma área construída de 10.000 m² com capacidade de armazenagem de até 250.000 sacas, com garantia de segurança e qualidade.

Além da moderna tecnologia, o armazém conta com equipamentos de última geração:

Máquinas de pré-limpeza

Retiram as impurezas maiores (pedras e paus).

Mesas Densimétricas

Retiram os grãos com má formação, quebrados, conchas e outras pequenas impurezas.

Classificadores

Separam o café por granulometria.

Selecionadoras eletrônicas

Retiram os defeitos dos café (PVA – Preto, Verde e Ardido). Trabalham com sistema de injeção de ar comprimido que através de lâmpadas LED, pela coloração, conseguem separar estes tipos de defeitos.

Supervisório

Sistema de automação através do qual os operadores criam fluxos de processos, movimentando os lotes de café do recebimento para os silos de armazenagem, produção e blend, capturando durante a passagem do café os pesos destes lotes através de balanças de fluxos.

Conjunto de blend

Conjunto de caixas metálicas com o qual, por meio de comandos sistêmicos provenientes do supervisório, a produção consegue dosar a quantidade exata dos lotes de cafés para se obter o blend desejado pelo cliente.

Sistema ERP Protheus (Totvs)

Promove uma maior agilidade, rastreabilidade, precisão e integração das informações de todos os departamentos.

Sistema automático de controle de umidade

Garante os padrões exigidos para armazenagem de café.

O depósito.

Conta com 97 colaboradores qualificados operando máquinas de última geração nas áreas de recebimento, armazenamento, processamento e embarque de café.

Comexim, sempre alinhada com as modernas tecnologias

A Comexim iniciou o projeto WMS, um sistema de gerenciamento informatizado de armazém que acompanha on time toda a movimentação e posicionamento dos lotes de cafés por meio de etiquetas eletrônicas inteligentes de identificação (por rádio frequência utilizando-se de Wi-Fi), tanto nos bags quanto no piso e nos leitores nas empilhadeiras, integrando as informações com o sistema ERP Protheus.
Este sistema, otimiza e assegura todas as movimentações e a precisão das informações, evitando a mistura de lotes de café, garantindo a qualidade inicial do café recebido e do café final a ser expedido de acordo com as especificações do produto e dos clientes.
Todo o café armazenado é considerado um café especial e todas as ações executadas são para garantir que a qualidade seja preservada em todo o processo.


 

A Comexim no mundo

Atualmente, a Comexim exporta seus cafés para mais de 32 países e esta em constante expansão para novos mercados.

África do Sul


Alemanha
Argentina
Austrália
Áustria
Bélgica
Canadá
China
Colômbia
Coréia do Sul
Dinamarca
Egito
Espanha
Estados Unidos
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Itália
Japão
Jordânia
Lituânia
Malásia
Noruega
Panamá
Polônia
Portugal
Reino Unido
Rússia
Singapura
Suécia
Suíça

Logística Internacional

Os pedidos serão entregues na localidade de escolha do cliente.

Opções: FOB; CIF; DAT; DDP; EXW.