Aplicabilidade

Aplicabilidade

Os requisitos contidos no Green Trace – Sistema de Verificação de Parceiros aplicam-se a todos os produtores agrícolas que produzem e vendem cafés commodities, sejam eles participantes de algum programa de certificação existente ou não participantes.

As verificações Internas periódicas têm como objetivo orientar, inspecionar e promover melhorias nos parceiros participantes do projeto. Para cada visita de monitoramento, é realizada uma inspeção pelo corpo técnico da Comexim Ltda.

Nela, o conjunto de critérios são respondidos, acrescentado de evidências e comentários como forma de comprovação daquilo que foi abordado no monitoramento. Ao final, é gerado um relatório com a porcentagem de cumprimentos.

Tanto as verificações periódicas quanto as auditorias de validação de ciclos serão através de amostragens. A Comexim Ltda. se esforça para que os seus parceiros cadastrados sejam fornecedores exemplares, cumprindo as leis nacionais, regulamentos e acordos setoriais e acordos de negociação coletiva vigentes, melhorando assim as condições sociais, econômicas e ambientais nas suas áreas de atuação.

Ressaltamos ainda que o GREEN TRACE é de exclusividade da COMEXIM LTDA., não sendo possível negociações de cafés envolvendo o programa SEM que a COMEXIM LTDA., detentora do programa, seja a COMPRADORA do café.

Todos os parceiros são classificados de acordo com a sua área de cafés plantados.
A classificação será de acordo com as informações abaixo:

São aqueles que possuem até 15 hectares de cafés plantados;

São aqueles que possuem de 15,01 hectare a 59,99 hectares de cafés plantados;

São aqueles que possuem acima de 60 hectares de cafés plantados.

Os critérios GREEN TRACE são aplicáveis a todas as classificações de parceiros de negócio.

Para participação, o produtor inicialmente assinará o termo de adesão e receberá uma visita inicial a propriedade a ser cadastrada.