Visando o aprimoramento, desenvolvimento e crescimento profissional de seus colaboradores, a Comexim disponibiliza cursos de graduação e pós-graduação, treinamentos, palestras e rodas de conversa.
Além das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Mei o Ambiente (SIPATMA), nossa equipe de segurança do trabalho promove os Diálogos Semanais de Segurança do Trabalho com foco na prevenção de incêndios, organização e limpeza e treinamentos específicos como os de reciclagem em temas de segurança, instalações, serviços em eletricidade, produtos inflamáveis e combustíveis.
No início de 2022, foi realizado um treinamento de liderança para os profissionais de diversos setores da empresa ministrado por uma psicóloga especializada em formar líderes.
Os participantes trabalharam o autoconhecimento, o trabalho
e a gestão de equipes e discutiram temas relevantes como os pilares da liderança, como aplicar feedbacks e como ser um líder inspirador.
Em julho de 2022, aconteceu o curso PROJETO MEH voltado aos brigadistas da Comexim.
O treinamento foi dividido em duas etapas, teórica e prática, ministradas por equipes profissionais do Centro de Serviços em Segurança do Trabalho e Treinamento para a Formação de Brigadistas e Bombeiro Profissional Civil, que há 10 anos detém o selo de Certificação da ABNT.A Comexim promove visitas técnicas com intuito de acompanhar e aplicar melhorias nas fazendas de produtores parceiros, fornecendo conteúdo de ponta e inovações do setor cafeeiro.
Isso tudo por meio de uma parceria da COMEXIM com a instituição de ensino federal, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, escola renomada na área em que atua, há mais de 100 anos capacitando jovens e adultos para o setor agrícola.
As visitas de monitoramento promovem a interação entre
alunos formandos e seus profes-sores, doutores em agronomia, proporcionando vivências práticas que os tornarão mais aptos ao mercado de trabalho.
Ao produtor, a COMEXIM disponibiliza toda orientação sobre melhorias em seu cultivo, adequações ao currículo de sustentabilidade do café e às normas de certificações, bem como a conscientização e aplicação da sustentabilidade na prática.
Para a gestão de documentos e informações dessas propriedades, a Comexim possui ferramentas digitais que possibilitam extrair histórico de rastreabilidade e mapeamentos dos parceiros cadastrados do plantio até o produto final de forma simples, rápida e mensurável.
Com essa ferramenta é possível acompanhar todas as atividades realizadas na lavoura de café, como o manejo do solo, plantio, quando e qual foi a quantidade aplicada de defensivos agrícolas, colheita, transporte, lavagem, secagem, estocagem e expedição. Além da inserção das informações com o objetivo de comprovar cada item abordado na autoavaliação, são anexadas fotos, documentos e anotações pertinentes a cada tema avaliado pelo consultor, bem como um plano de ação para tratar cada item não conforme.
Ao final de cada inspeção, é gerado um relatório que mostra o SCORE do produtor frente às normas de sustentabilidade bem como todas as propostas de melhorias sugeridas pelo técnico, permitindo uma ampla avaliação ao longo dos anos.
O produtor também recebe uma cópia do relatório para que ele tenha uma visão detalhada de todos os tópicos abordados e quais devem ser melhorados.
Assim, a cada visita é possível traçar a evolução da propriedade, através de um banco de dados de todas as inspeções realizadas ao longo do tempo.
A Comexim, em parceria com seus clientes, promove ações para melhorar a vida de pequenos produtores e o desenvolvimento de suas comunidades. São exemplos dessas ações:
Selecionadoras eletrônicas
Recentemente a Comexim adquiriu selecionadoras eletrônicas de última geração, que permitem um maior fluxo dentro da empresa e retiram os defeitos do café (PVA – Preto, Verde e Ardido).WMS
A Comexim iniciou o projeto WMS, um sistema de gerenciamento informatizado de armazém que acompanha on time toda a movimentação e posicionamento dos lotes de cafés por meio de etiquetas eletrônicas inteligentes de identificação (por rádio frequência utilizando-se de Wi-Fi), tanto nos bags quanto no piso e nos leitores nas empilhadeiras, integrando as informações com o sistema ERP Protheus.